A Rita Silva, a Estela e o Eduardo Guerreiro, todos com 18 anos, alunos do 12º ano da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, ganharam o 3º prémio no Intel ISEF 2007 (Intel International Science and Engineering Fair 2007), atribuído pela "The American Phytopathological Society".

Entre os dias 1 e 3 de Maio, realizou-se em Odemira um fim-de-semana científico. Houve várias actividades, de modo a que os participantes pudessem escolher os temas que mais gostavam. No dia 1, foi dada uma palestra com tema “Robots submarinos autónomos” proferida pelo Prof. Paulo Oliveira do Instituto Superior Técnico, realizou-se uma saída de campo à zona de Vila Nova de Milfontes com o objectivo de observar aves e foi também dado um workshop para a técnica de DNA fingerprint pela Prof. Susana Bandarra da Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Houve espaço também para o já clássico Grupo de Técnicas Aeroespaciais da AJC. À noite houve mais uma palestra com a Dr.ª Teresa Saraiva e Dr. Carlos Viçosa, ambos da Ecosativa (empresa de consultadoria ambiental sediada no Concelho de Odemira). Esta palestra teve como título “Aplicações práticas da ciência”.

Projecto «Borboleta Monarca em Odemira» venceu concurso nacional e participa na fase internacional em Paris

Entrega do prémio ao alunos na presença da professora

O clube Bigeo, da Escola Secundária de Odemira, recebeu um convite para apresentar um projecto para representar Portugal na Feira Juvenil de Energia, Engenharia e Ambiente I-SWEEEP 2008, nos Estados Unidos da América, um desafio aceite que culminou com a conquista de uma medalha de prata nesta competição internacional. O objectivo desta feira pioneira é suscitar nos jovens cientistas o interesse pelos problemas do desenvolvimento sustentável. A mostra divulga trabalhos que apresentem soluções práticas para um mundo mais respeitador do ambiente ou que contribuam para assegurar, para as gerações futuras, os recursos a que nós hoje temos acesso.