Clube Bigeo da E.S. de Odemira representa Portugal na I-SWEEEP 2008, nos E.U.A.

O clube Bigeo, da Escola Secundária de Odemira, recebeu um convite para apresentar um projecto para representar Portugal na Feira Juvenil de Energia, Engenharia e Ambiente I-SWEEEP 2008, nos Estados Unidos da América, um desafio aceite que culminou com a conquista de uma medalha de prata nesta competição internacional. O objectivo desta feira pioneira é suscitar nos jovens cientistas o interesse pelos problemas do desenvolvimento sustentável. A mostra divulga trabalhos que apresentem soluções práticas para um mundo mais respeitador do ambiente ou que contribuam para assegurar, para as gerações futuras, os recursos a que nós hoje temos acesso.

O clube concorreu com o Projecto “Micropropagação de uma espécie em perigo: Plantago almogravensis”. Apesar de ainda estar no seu início, este projecto foi seleccionado para esta Feira de Ciência que se realizou em Houston, Texas, E.U.A., nos dias 2, 3 e 4 de Maio.

O projecto foi defendido pelos alunos Pedro Loução e Nicole Rodrigues, do 11.º A, e Catarina Almeida, do 11.º B. Estes alunos prepararam uma apresentação do trabalho em inglês e um stand para a I-SWEEEP 2008. Durante o evento, defenderam o seu projecto perante um júri constituído por professores universitários e investigadores. Esta defesa decorreu durante um dia inteiro; após o qual a feira abriu ao público.

Os melhores trabalhos foram premiados, numa selecção que teve em conta a criatividade, o rigor do método científico, a validade dos resultados obtidos, a autonomia evidenciada pelos candidatos, as competências experimentais demonstradas, a clareza na apresentação e o contributo real do projecto para um desenvolvimento mais sustentável. O programa do evento integrou também com uma visita de estudo às instalações da NASA no Texas.

A escola orgulha-se de uma vez mais ter representado o País num evento internacional, numa representação que implicou grandes responsabilidades e muito trabalho extra-curricular.

«in Educação.te.pt »