Projeto Plantago almogravensis tem nova vida!

Classifique este item
(0 votos)

Plantago almogravensis é uma pequena planta das dunas que se encontra em perigo crítico de extinção; existem apenas 3000 a 4000 indivíduos, numa única população, instalada numa área de menos de 7 hectares, nos arredores de Vila Nova de Milfontes. Esta planta não existe em mais nenhum lugar do mundo. Já tinha sido realizado um projeto nesta escola com o objetivo de aumentar o número de indivíduos desta espécie, a partir de um reduzido número de sementes, utilizando técnicas de propagação in vitro. Os exemplares produzidos foram transferidos para um local próximo do Almograve, onde esta espécie já existiu no passado e de onde se extinguiu. Contudo, esta população criada pelos alunos em 2009 é pequena e alguns exemplares não sobreviveram à secura da última primavera e verão.

O nosso objetivo este ano é fazer em laboratório a propagação de algumas dezenas de espécimes de Plantago almogravensis para reforçar essa população criada em 2009. Já começámos a fazer ensaios de germinação in vitro e de aclimatização gradual das pequenas plantas à vida em vaso. Segue-se a aclimatização ao ambiente exterior. Para já os resultados têm sido muito bons.

Têm participado neste projeto: Luzie, Daniel Gregório, Daniel Silva, Angelina, Clara, Nico, Milo, Luís e Sara.